Translate

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

LER OU NÃO LER 50 TONS DE CINZA.


Prós
O fato do livro ter uma linguagem simples. Para mim isso é uma qualidade e não um defeito. Muitas pessoas criticam este ponto. Dizendo que a linguagem não e apropriada para o publico adulto, mas, vamos cai na real, quem quer ler um livro que tem uma linguagem difícil como “grande sertão veredas”. É muito cansativo e leitura é uma fonte de lazer.

Os personagens principais não são heróis românticos perfeitos. Ambos demonstram fraqueza de personalidade muito comuns nos relacionamento. O que acho que isso funciona como uma forma de alerta. Dentre as quais posso citar: ciúmes; o fato de Christian tentar sempre manipular e controlar a jovem para que ela faça tudo o que ele deseja; a perseguição doentia do milionário; a forma como ele acha que ela e uma posse sua; a falta de atitude e imposição de Anastácia a certos vícios de seu amante, que ela odeia. São detalhes muitos comuns nas relações humanas e que às vezes é ignorado.


Eles usam camisinha nas relações sexuais. Isso é um bom exemplo.

Contra
Acho que a autora poderia ter desenvolvido melhor a história. O livro gira muito em torno dos personagens principais. Principalmente no mistério que Christian Grey que esconde algo e que não é desvendado satisfatoriamente. Não sabemos nada dos outros personagens. O livro é pobre de fatos e relatos. A historia esta muito centrada nas relações sexuais dos personagens principais. Que em minha opinião, o sexo dos dois, é muito repetitivo. Não há variações de posições. A autora deveria ler o livro Kama Sutra e uma fonte muito boa de aprendizado.

O sexo na historia. Ao meu ver é muito rico em detalhe, mas muito pobre no que me diz a variação de posição e em clima. Em um livro em que os personagens principais declaram palavras e declarações românticas o tempo todo, sinto que falta atitudes que correspondem a altura este sentimento. O sadomasoquismo não combina e nem o sexo baunilha. Falta romantismo. Na real, para mim, quando você ama uma pessoa, o sexo não funciona sem ter clima romântico antes. Praticar agressões físicas e só pensar em foder a companheira não necessita de uma namorada para isso. As muitas mulheres disponíveis no mercado de sexo. Acho que nossas companheiras devem ser tratadas com carinho e respeito. A muita coisa alem de sexo em um relacionamento. Tem que haver cumplicidade em ambos para saber aproveitar bem. Sexo é gosto e bom para a saúde.

A quantidade de sexo que eles fazem é irreal. Nenhum homem e nenhuma mulher conseguiriam ter disposição para isso.

Os diálogos são fracos, mesquinhos e cansativos. Exceto quando eles discutem algo relacionado ao passado de Grey. A historia de Grey seria uma informação importante para o leitor, no entanto a autora não deu a devida atenção.

Os palavrões. Eu acho sem necessidade.

Mas de tudo isso, o que acho mais chocante na historia e a pedofilia explicita.Christian Grey foi coagido na adolescência a ter uma relação humilhante com uma mulher mais velha e casada. Ela seria a grande responsável por ele ter si tornado um sadomasoquista. O tempo todo ele a defende.

Outras considerações.
O fato da garota ser virgem aos 22 anos. Acho uma coisa normal e acredito que esta seja uma idade adequada para se perder a virgindade.